Dentro do ambiente corporativo, o planejamento estratégico é algo fundamental para conquistar os objetivos do negócio. Pode parecer algo óbvio, mas muitas empresas se esquecem de elaborar esse plano e isso pode afetar diretamente os rumos da empresa ao longo do ano.
Sendo assim, existem ferramentas importantes que podem ser trabalhadas na elaboração desse plano, e assim, definir quais serão as atividades da empresa. O que será feito no operacional, o que será feito no comercial, no marketing, no financeiro, e assim por diante.
Para quem tem empresas menores, geralmente a empresa ainda possui poucos funcionários, e o próprio empreendedor é quem faz de tudo um pouco. Sendo assim, como boa parte do trabalho é o que toma o seu tempo, o planejamento fica sempre em último lugar.
Contudo, com intuito de ver o negócio crescer e continuar crescendo no mercado, elaborar o planejamento estratégico vai facilitar todo esse excesso de trabalho. Se planejar é a essência de qualquer gestão e existem métodos que podem ajudar e tornar mais fácil a conquista das metas e objetivos da empresa.
Para entender melhor o que é esse planejamento e como fazer, continue lendo que vamos dar algumas ideias de como fazemos aqui na Peixoto e Gomes, e como você pode usar algumas ferramentas para fazer também aí na sua empresa.
O que é o planejamento estratégico?
O planejamento estratégico é uma ferramenta usada na gestão que serve como um mapa. Esse mapa tem o objetivo de levar o empreendimento até os seus objetivos. Pode-se inclusive dizer que esse plano serve como um roteiro, de tudo o que será feito ao longo do ano, ou do período pré estabelecido.
O processo é considerado um norte para a tomada de decisões que a empresa tem ao longo do ano. Para isso, é necessário ter um conhecimento mais aprofundado de qual o rumo quer ter com o seu negócio, do que deseja para o futuro. Dessa forma, direcionar os esforços para conquistar os resultados, fica mais fácil.
Além de tudo isso, conseguir tomar melhores decisões, previne problemas, ou consegue monitorar melhor o que a empresa está conquistando. Dessa forma, fica mais fácil segurar momentos de crise.
Portanto, o planejamento estratégico pode ser definido muitas vezes, como a boa gestão e o rumo certo do negócio. Não tem que ser nada engessado e não tem fórmula mágica, cada empreendedor vai definir aquilo que deseja e assim, elaborar um plano a seguir.
Qual a importância de fazer um planejamento estratégico?
Dificilmente o empreendimento cresce sem um plano. É essencial ter um ponto de partida que leve o negócio do seu início até onde o empreendedor almeja. Muitos empreendedores pecam nessa etapa, e depois de tirar os planos do papel de abrir as portas, não vêm mais a necessidade de planejar, e isso é um grande erro.
Ao contrário do que muita gente imagina, o mais importante de um negócio, é saber como desenvolvê-lo, como conquistar novos clientes e manter os atuais. Diversificar formas e canais de venda e assim por diante. E tudo isso exige um planejamento.
Independente de qual seja a sua área de atuação, é preciso estratégia para realizar o que deseja, desde lançar novos produtos até inserir novas soluções no que você vende. Além disso, posicionar bem a marca exige um plano estruturado, principalmente para vencer a competitividade com outras empresas.
É através do planejamento que se analisa as incertezas e o risco de investir em uma expansão do negócio, é o ponto principal em definir quais os próximos investimentos mais certeiros a serem feitos. O que vai servir para aumentar o lucro e as vendas.
Tudo isso exige estudo, mas é importante entender a importância de adotar esse tipo de prática na empresa. Tanto para melhorar a gestão produtiva, quanto a gestão financeira. Conseguindo assim, utilizar da melhor forma os recursos possíveis, evitando uma má administração.
Adequação à realidade
O planejamento estratégico não tem regra ou uma lista do que tem que ser feito. Cada empresa precisa elaborar o seu próprio plano, listando os problemas e criando as soluções para eles, fazendo suas próprias metas e planejando como serão conquistadas. Mas tudo de acordo com a sua realidade.
Por exemplo, imagine que a sua empresa tem o objetivo de abrir uma nova filial em outra cidade. O planejamento e estratégia usadas para caminhar até chegar nesse objetivo, precisa de um prazo. Vamos supor que seja de 5 anos. Nesse caso, o empreendedor vai elaborar um plano de como aumentar a sua demanda, como financiar esse plano e assim que as contas estiverem em ordem, dar os passos necessários para abrir a filial que deseja.
Sendo assim, é impossível pensar em gestão ou em empreender, sem pensar em planejamento. Sempre que se fala sobre tocar um negócio, é importante ter um plano e a estratégia desenvolvida é o que vai fazer que a empresa tenha sucesso ou não.
Motivos para apostar em um planejamento estratégico em 2023
Para entender melhor como funciona a sua empresa e como os colaboradores deverão atuar melhor para fazer o negócio crescer, é fundamental desenvolver o planejamento estratégico. Não apenas focado em crescimento, mas um dos motivos para realizar esse tipo de planejamento é olhar para dentro e verificar o que pode ser melhorado.
O principal papel desse tipo de estudo, é de ajudar o empresário a conhecer mais a fundo a sua própria empresa. Com isso, enxergar melhor a sua realidade, a visão que os colaboradores têm do negócio, e ajustar para que o trabalho e os objetivos estejam seguindo o mesmo rumo.
Durante esse processo, é comum que a equipe também tenha um papel no desenvolvimento, como é o caso de planejar novas formas de produção, de atendimento, e assim por diante.
Por isso, o planejamento também ajuda o empreendedor a se inteirar mais sobre os processos, em conhecer melhor a equipe e o que eles podem contribuir para o crescimento da empresa, a real essência do empreendimento.
Descobre o que deseja conquistar
Através do planejamento, novos objetivos vão sendo criado e isso também incentiva o crescimento da empresa. Quem empreende, o faz por algum motivo, quer chegar há algum lugar e essas metas são o norte da empresa, o caminho a percorrer.
Durante o processo é comum que metas de médio e longo prazo sejam criadas, para planejar. Nesse contexto, o planejamento até de mostra onde você quer chegar, é nesse momento que boa parte das decisões são tomadas.
Se que aumentar as vendas, investir em novas campanhas, em mais conhecimento, captura de leads, automação, etc. Durante esse momento de gestão estratégica, é possível otimizar vários recursos, e tudo isso, voltado para onde se quer chegar.
É no planejamento estratégico que um diagnóstico é levantado
Além de criar novas metas e objetivos, durante o planejamento é comum encontrar problemas a serem resolvidos. Isso também faz parte da vida de qualquer empresa saudável. Sendo assim, definir formas de resolver esses problemas, também deve ser desenvolvido durante esse planejamento.
Existem ferramentas e formas de enxergar e fazer esse diagnóstico, como se fosse um verdadeiro raio X da empresa. Assim você descobre a situação financeira, como está o desempenho dos setores da empresa, a motivação dos colaboradores, etc. Tudo precisa ser avaliado para que possa ser melhorado.
Essas análises podem ser feitas durante o planejamento estratégico, inclusive levantando as partes mais importantes que precisam ser fortalecidas. Se trata de fatores que influenciam diretamente no andamento do negócio.
Ajuda a criar estratégias e um plano de ação
Ao ter o diagnóstico da empresa, analisando o que precisa de melhora, fica mais fácil também criar as estratégias e um plano de ação para solucioná-los. Portanto, esse planejamento não serve apenas para a criação de novas metas e objetivos, mas também para resolver o que precisa ser resolvido.
Esse novo plano de negócios é definido com base no que precisa de resolução e no que precisa ser alcançado. Muitas vezes ele é definido e elaborado através de um brainstorming o que ajuda na definição das ideias e também na organização do plano. Que deve ser seguido de forma objetiva.
Melhora a avaliação das métricas
Quando você tem um objetivo e um plano, se torna possível avaliar os resultados e as métricas do que está implementado. Esses dados mostram o quanto a empresa está progredindo rumo ao que ela almeja.
As métricas de desempenho devem servir como um parâmetro para medir o que está sendo conquistado. Não dá para criar um plano sem avaliar os dados e não dá para avaliar os dados sem um plano. Uma etapa é complemento da outra.
Sendo assim, independente de qual seja o plano, avaliar os dados do que está sendo feito é essencial para ver o resultado.
Tenha um cronograma
Nenhuma meta é meta senão tiver um prazo. Com isso, é essencial que os objetivos e metas tenham data para ser alcançada. Durante o planejamento estratégico é importante elaborar um cronograma do que será feito e quando será feito. Isso ajuda na organização de todos os processos envolvidos.
O cronograma precisa ter ações e prazos, isso é o crucial para uma boa organização. Caso contrário o objetivo corre o risco de ir para a gaveta. Durante a elaboração do plano, quadros de visualização podem ser feitos e espalhados pelo ambiente, para ficar mais fácil a visualização do plano e do que precisa ser feito.
Envolve os colaboradores de uma forma geral
Todo planejamento estratégico precisa de estar sob o conhecimento do pessoal de uma forma geral. Mesmo para quem não atua diretamente no que vai se modificar ou melhorar, é importante que todos saibam os caminhos que a empresa deseja trilhar.
Sem contar que quando o trabalho envolve o coletivo, é essencial mostrar os benefícios do que está sendo proposto. Além disso, é possível transformar a tarefa de gestão em algo de toda a equipe.
Acompanhamento do planejamento estratégico
Além de elaborar o planejamento estratégico, é fundamental acompanhar o andamento do que está sendo feito. Cada departamento, cada colaborador que estiver empenhado realizando o que foi proposto, tem suas atividades e precisam de atenção.
Esse monitoramento não é algo para se cobrar diretamente, mas para ir analisando a necessidade de alterar alguma ação. Claro que tudo depende do que está sendo feito e do que é proposto como melhoria, mas o monitoramento é uma forma de ficar atento ou que está dando certo ou não.
O não monitoramento é um grande erro e pode até piorar a situação do que foi proposto. Principalmente se for algo que não está funcionando. Fazendo com que a empresa perca tempo e dinheiro.
Portanto, esse acompanhamento é essencial para verificar como os planos estão seguindo e se é possível continuar ou ajustar a estratégia.
Conclusão
Deu para entender a importância de elaborar um planejamento estratégico a fim de melhorar e desenvolver a produtividade e o alcance da empresa. É possível encontrar diversas ferramentas que podem auxiliar durante esse processo, tanto no diagnóstico, quando no cronograma e na avaliação de métricas. Tudo é uma questão de descobrir qual delas vai ajudar a conquistar os objetivos da sua empresa.
Realizar esse plano, mostra uma visão mais clara de quais são seus objetivos e do que você quer para a empresa no futuro. Dessa forma, além de facilitar a tomada de decisões, também consegue construir um caminho para conquistar o que deseja, no médio e longo prazo.
O alinhamento das ações é algo fundamental para a empresa que quer continuar crescendo no mercado. É importante envolver os colaboradores nisso, para estimular também a motivação e o comprometimento com as metas. Fazendo-os vestir a camisa da empresa.
Uma boa organização desse planejamento melhora e muito a performance do empreendimento. Inclusive, garantindo melhores resultados. Sendo assim, ao aplicar essa nova estratégia na empresa, ver e acompanhar o crescimento é mais plausível.
Mas não se engane, estamos falando de trabalho duro e nada vem muito rapidamente. Para que tudo possa estar bem-planejado e organizado para dar certo. Uma boa gestão exige cuidado, conhecimento e o principal: mão na massa.