Toda empresa precisa aprender a cultura de cuidar que envolve principalmente um bom clima organizacional e manter os talentos sempre motivados. Os colaboradores são a mão de obra que impulsiona e faz com que a empresa cresça e por isso, é essencial saber como cuidar desse pessoal.
Grandes organizações normalmente impulsionam os resultados e a conquista de objetivos, e boa parte do que é realmente bem sucedido acontece através dos colaboradores. Para se ter uma ideia, um estudo realizado na Universidade da Califórnia mostrou o quão importante é, tornar o ambiente de trabalho feliz.
Dentre os resultados obtidos, foi mostrado que 31% dos colaboradores mais felizes são mais produtivos, vendem mais e são até 3 vezes mais criativos. Sendo assim, não apenas por uma questão de cultura do cuidar, mas proporcionar um ambiente de trabalho agradável também trás resultados.
Qual a importância de cuidar dos funcionários?
Existem diversas maneiras de deixar o ambiente de trabalho mais agradável. Aqui na Peixoto e Gomes, trabalhamos sobre pressão. Portanto, ter um ambiente que seja rico e acolhedor, com uma luz que não seja dura demais, cadeiras ergonômicas, temos uma sala de descompressão para momentos mais intensos, e tudo isso para gerar maior conforto e consequentemente tirar o melhor de cada um todos os dias.
Existem inúmeras vantagens em investir na cultura do cuidar, não apenas para uma boa experiência no ambiente de trabalho. Alguns outros pontos também podem ser observados como principais beneficiados.
Quais as características de um espaço corporativo saudável?
Além de conforto e sensação de bem estar, construir um espaço corporativo que seja mais saudável, vai além de aspectos físicos do ambiente. Ergonomia, cores agradáveis e temperatura, são fundamentais para a qualidade física do colaborador. Contudo, existem condições muito importantes para a integridade emocional, que também precisam ser levadas em consideração.
Sendo assim, também é importante se atentar ao emocional dos colaboradores, entender e causar o máximo de equilíbrio em termos de ambientação. Algumas condições comportamentais em equipe podem gerar estresse em excesso, competição negativa, pressão e isso deixa o clima com aspecto pesado.
Portanto, quanto mais os líderes souberem promover a harmonia, menos o empregador terá que se preocupar em lidar com questões de saúde dos colaboradores. A cultura do cuidar também lida com prevenção e adotar essas práticas, pode trazer não só bem estar para dentro da empresa, como também ajudar a construir um negócio cada vez maior.
Melhora o atendimento ao cliente
Quando o colaborador se encontra em um bom estado emocional, calmo e tranquilo, ele consegue se relacionar melhor com os seus clientes. Claro que isso é algo que nem sempre é possível ter controle. Mas proporcionar uma boa experiência no ambiente de trabalho, já favorece esse estado de espírito.
Todos passamos por dias ruins, e isso faz parte da vida. Contudo, o atendimento ao cliente precisa ser profissional, é necessário saber como dar a melhor atenção aos clientes. Por isso que os dias na empresa precisam ser agradáveis para que as relações não sejam abaladas no cotidiano.
Melhora a produtividade
A cultura do cuidar é indiscutível com relação ao aumento de produtividade. Saber como cuidar dos seus colaboradores, com certeza vai impactar diretamente na produção do trabalho deles de forma positiva. Quando o ambiente é acolhedor e motivador, os funcionários se tornam parceiros e assim, vão trabalhar mais empenhados em obter resultados.
O reconhecimento é um ponto importante que muitas vezes é negligenciado no meio de trabalho. Sendo assim, é necessário que haja uma dedicação também por parte do empresário, em se atentar a esse gerenciamento de não apenas cobrar o seu pessoal. Mas também de reconhecer os trabalhos que são bem executados.
A cultura do cuidar melhora o relacionamento em equipe
Quando as equipes trabalham bem unidas, os objetivos da empresa são alcançados. Conforme a empresa vai crescendo, e os colaboradores sentem que a empresa se preocupa, os objetivos passam a ser únicos.
É muito comum que depois que alguns novos comportamentos sobre a cultura do cuidar são implementados, as receitas da empresa começam a subir, os custos diminuem e tudo porque os objetivos passam a ser um só. O que de fazer a empresa crescer.
Melhor a qualidade do trabalho
Uma empresa que reconhece o trabalho e esforço de seus colaboradores e cuida das condições no ambiente de trabalho, vai receber um trabalho de melhor qualidade. Isso é comum de acontecer quando os trabalhadores se sentem felizes no trabalho. Esses padrões de qualidade são muito influenciados pelo próprio padrão de comportamento e do ambiente.
Melhora a imagem da empresa
Quando um cliente entra em uma empresa, ele percebe se os colaboradores se sentem felizes dentro daquele ambiente. Esse acaba se tornando um atributo muito positivo que fica atrelado a imagem que a marca passa para o seu consumidor. Além de conseguir atrair talentos.
O reconhecimento da empresa de quem cuida dos colaboradores, acaba sendo visto também de fora. E isso reflete no posicionamento de marca. Quando os colaboradores trabalham felizes, é possível ver um aumento na satisfação dos clientes e também na confiança com a empresa. O que pode ser visto até mesmo nos resultados da empresa.
Aumenta os lucros para empresa
Muita gente ainda não acredita que cuidar do trabalhador é essencial para garantir os resultados da empresa. Um colaborador feliz, atende melhor o seu cliente. Vai fazer melhor o sue trabalho e consequentemente, produzir mais. Sendo assim, para que ele desempenhe suas funções com qualidade, a melhor opção é otimizar o ambiente de trabalho, implementando a cultura do cuidar.
Ao melhorar aspectos do ambiente e de tratamento, as força de trabalho da equipe, vai entregar melhores lucros. Além disso, uma empresa que oferece esse tipo de cuidado aos seus funcionários, dificilmente terão afastamentos, e as despesas provenientes de questões com saúde.
A cultura do cuidar e os cuidados necessários para os colaboradores
Se ainda existe dúvida sobre como cuidar melhor dos seus colaboradores, saiba que mesmo que o intuito esteja sempre voltado para o crescimento da empresa, os gestores precisam sempre levar em consideração o contexto e o individual. Essas duas perspectivas são importantes dentro da cultura do cuidar.
Tanto a parte motivacional quando o clima organizacional, precisam estar em acordo. Quando um profissional se mantém motivado no trabalho, ele é mais criativo, mais engajado, mais produtivo. O que é bom para ele e para a empresa. Dificilmente alguém consegue manter essas características dentro de um ambiente ruim ou mal planejado.
Além disso, os cuidados não envolvem apenas a instalação física, mas também o clima como um todo. Trabalhar em um ambiente de energia pesada, prejudica o desempenho em todos os aspectos. Sendo assim, para saber como melhorar e cuidar dessas perspectivas dentro do ambiente de trabalho, acompanhe.
1. A cultura do cuidar planeja o ambiente
O ambiente de trabalho, seja um escritório, uma loja, ou um galpão, por exemplo, precisa ser agradável em níveis diferentes. alguns aspectos físicos são muito importantes no planejamento da montagem da empresa, como cores, design, objetos ornamentais, etc. Tudo pode ser pensado e planejado sempre pensando no bem estar dos colaboradores.
Estimular o bem estar durante o trabalho é fundamental para ter uma equipe em um bom estado emocional. Recentemente vemos muitos casos de Síndrome de Burnout, ansiedade excessiva e depressão e tudo isso devido a sobrecarga de trabalho em ambientes mal planejados.
2. Estimule a confiança
Ter uma equipe formada por trabalhadores confiantes é a chave para o sucesso. Treinar líderes que saibam cuidar de equipes é essencialmente importante para que as estratégias dentro da gestão de pessoas aconteçam. Por isso, no dia a dia é essencial que as equipes estejam entusiasmadas e motivadas.
Quando um colaborador cresce, a equipe e a empresa crescem juntas. Ter uma equipe bem formada e com líderes capacitados para estimular o melhor e a confiança dos colaboradores, ajuda a mediar conflitos, além de tornar o ambiente de trabalho mais respeitoso.
3. Treine os profissionais com a cultura do cuidar
Quando a empresa possui capacidade financeira ou tem alguém que pode treinar os colaboradores para se desenvolverem, tudo muda dentro do ambiente. Primeiro que ter colaboradores capacitados para lidar com o trabalho, melhora a organização como um todo. Segundo que você aprimora os talentos que já possui na casa.
Sendo assim, pensando em melhores planos de desenvolvimento, os treinamentos e aconselhamentos podem ser uma ótima oportunidade para melhorar a equipe, além de também fazer parte da cultura do cuidar.
4. Invista nos seus colaboradores
Complementando a ideia anterior, o investimento em cursos, em nova infraestrutura, em algo que seja mais agradável para os colaboradores, melhora a autoestima dos trabalhadores por uma série de fatores. Desde em termos de habilidades, até no conforto de um ambiente bem pensado.
Além disso, o funcionário consegue perceber que a empresa se preocupa com seu bem estar e se dedica mais em uma perspectiva de crescimento. Oferecer qualidade de vida, é uma prioridade dentro da cultura do cuidar.
É muito comum ver empresas de mesmo segmento ou mesmo nicho, competir por funcionários oferecendo salários maiores. Mas quando uma empresa proporciona toda essa estrutura de qualidade, dificilmente o colaborador vai trocar de trabalho.
5. Seja flexível com datas
A flexibilidade é importante dentro da cultura do cuidar, mas é preciso ponderar. As entregas dos colaboradores precisam atender as necessidades da empresa. Cada pessoa vivencia momentos diferentes em sua vida. Portanto, quando for possível personalizar essas entregas para facilitar a vida de um colaborador, isso é importante.
Além disso, o beneficio da flexibilidade é essencial para que a empresa mostre que se interessa pelo bem estar do funcionário. Aí entra a parte de comunicação. O quanto a comunicação é importante em momentos difíceis ou de negociação dessa maneira. Dependendo de como for as regras da empresa, de horários, etc, elas podem ser mais flexíveis levando em consideração o momento do colaborador.
O home office foi muito testado durante a pandemia e atribuído em muitos segmentos tanto para cortar custos, como para flexibilizar o trabalho dos colaboradores. Que podem trabalhar em regime híbrido, parte do tempo na empresa e parte em casa, ou até mesmo em questão de compensação de jornada.
Conheça a sua empresa antes de implementar a cultura do cuidar
Antes de implementar a cultura do cuidar com seus colaboradores, conheça a sua empresa. Tenha em mente o diferencial que deseja oferecer aos funcionários, quais são os pontos mais importantes que merecem ser destacados dentro da organização.
Durante essa análise, é muito provável que você encontre situações que precisam ser melhoradas. Portanto, desenvolva as soluções para essas lacunas e torne isso um diferencial, uma característica da sua empresa.
Existem diversas ferramentas que podem ser usadas para melhorar e entender qual é a realidade da empresa, assim como criar soluções para alcançar os resultados desejados. Essas práticas podem ajudar a melhorar diversos processos que existem dentro da empresa, tornando-os mais motivacionais e mais dinâmicos para toda a equipe.
Com isso, se torna mais fácil identificar problemas o que fez com que chegasse a isso. Corrigindo todo o trajeto para que não haja mais esse tipo de situação. Observando assim, até parece um enorme desafio. Mas dentro da cultura do cuidar, essa primeira avaliação para melhorar é o passo mais importante. Por isso, é essencial descobrir mais e analisar a fundo o intuito da empresa.
Conclusão
Deu para entender a importância de investir nos cuidados com os colaboradores dentro da empresa. Tanto na questão de infraestrutura, quanto na questão do pessoal, de comportamento e tratamento.
Fazer uma boa gestão de pessoal e saber como lidar com a equipe para ter sempre colaboradores bem motivados, é o que vai definir o sucesso do seu negócio. Portanto, se existe dúvidas do que você pode fazer para melhorar esses aspectos dentro da sua empresa, fale com seu colaborador.
Pergunta a ele o que falta, o que ele acha que poderia melhorar o seu desempenho, o que o deixaria mais motivado para entregar um trabalho de excelência e qualidade. Se possível realize essa entrevista com todos os funcionários que tiver. E leve em consideração tudo o que pode ser mudado para melhorar o ambiente de trabalho. A cultura do cuidar entrega resultados completos tanto para a empresa, como melhora a qualidade de trabalho do funcionário.