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Cultura do Feedback: Como implementar dentro da empresa?

Cultura do Feedback: Como implementar dentro da empresa?

Saber como lidar com pessoas é a chave para o sucesso em qualquer âmbito profissional. Por isso, que a cultura do Feedback tem chegado para priorizar o diálogo dentro das empresas e assim, garantir motivação para a conquista de objetivos.

Essa é uma técnica operacional que não só ajuda a otimizar o desempenho dos profissionais, como também auxilia na evolução de cada um. O mercado tem se tornado um lugar cada vez mais competitivo e as empresas estão mais exigentes a cada dia que passa, e, portanto, saber como manter os colaboradores motivados a garantir resultados, é fundamental para o sucesso da empresa.

A nova cultura do feedback garante através de críticas construtivas, uma avaliação do desempenho de cada um. Mas sempre mostrando o caminho e como é possível melhorar. Para descobrir mais sobre essa vantajosa prática, continue lendo para entender melhor.

O que é a cultura do feedback?

De início o que se pode dizer sobre a cultura do feedback dentro das empresas, é que se trata de uma maneira de construir um ambiente de trabalho aberto ao diálogo. Esse hábito consegue trazer muitos benefícios para o colaborador e sua performance para a empresa. Tanto em entrega quando no próprio comportamento.

Além de criar um ambiente saudável dentro da empresa, os profissionais passam ater mais abertura para falar sobre o trabalho. Com isso, também transformam o ambiente em que trabalham para melhorar cada vez, se manterem motivados e entregar resultados melhores.

Sendo assim, quando se tem essa ferramenta dentro do ambiente corporativo dentro do ambiente profissional, é possível ver os benefícios em pouco tempo. A equipe fica mais unida e mais estruturada. E isso acaba se tornando uma maneira de fazer com que gestores encontrem as dificuldades da equipe durante a rotina.

Quais as vantagens de implantar a cultura do feedback na empresa?

Muitas vezes o líder, ou gestor da empresa não consegue ou não sabe como motivar e desenvolver a equipe. Mas incluir esse hábito dentro da empresa de forma inteligente, se torna extremamente eficiente e faz com que os colaboradores consigam se envolver mais com os resultados e as metas da empresa.

Os benefícios são inúmeros em ter a cultura do feedback dentro da empresa, principalmente quando falamos de forma prática. Acompanhe.

É possível montar uma equipe mais motivada

A cultura do feedback consegue melhorar a colaboração dos trabalhadores, principalmente entre si. Quando se aplica essa ferramenta no ambiente, colaboram e se sentem mais confiantes e seguros para apoiar e cooperar com o trabalho uns com os outros.

Com isso, dar ideias, opinar sobre os projetos dos outros e tirar dúvidas se torna algo totalmente natural e colaborativo. Mesmo em situações em que o trabalho já esteja sendo realizado.  Vale ressaltar que os líderes devem fazer parte dessa rede de apoio e colaboração.

Melhora a comunicação

Por se tratar de uma prática que envolve o saber se comunicar, ela é fundamental para impulsionar a motivação. Quando se aprende a falar abertamente, é mais fácil que desentendimentos, fofocas e ruídos sejam eliminados do ambiente de trabalho. Além disso, as pessoas vão se sentindo mais agregadas e menos excluídas. A cultura do feedback ajuda e eliminar diversos tipos de conflitos internos com isso.

Desenvolvimento dos funcionários

Dentro do ambiente corporativo, da empresa, é importante criar um ambiente em que os funcionários se sintam apoiados. Durante a avaliação do trabalho isso acaba acontecendo. Contudo, é importante que o feedback seja interpretado de forma positiva e que seja feita para empurrar o colaborador para frente.

Mesmo ao fazer uma crítica negativa, precisa ser feita com intenção de contribuir para que aquele funcionário melhora e se desenvolva. Apontar erros e falhas não faz parte da estratégia da cultura do feedback e por isso, é preciso muito cuidado.

Sempre que um funcionário progride e evolui, é benéfico para a empresa já que ele se torna mais eficiente. Por isso, é importante conhecer o profissional, um pouco da sua vida pessoal para entender como ele pode lidar com críticas e direcionamentos.

Todo o processo da cultura do feedback tende a ser de apoio e orientação. Além disso se tornar responsável pelo desenvolvimento da empresa, também ajuda no amadurecimento pessoal. O que só traz vantagens tanto profissional quando pessoalmente.

Por que o feedback ainda é um tabu em algumas empresas?

A ideia da cultura do feedback pode ir por água abaixo caso a comunicação não seja feita de forma adequada. Se faltar compreensão de uma das partes, se a equipe não compreender qual a importância desse novo hábito e para quê e como ele deve ser feito. Tudo isso precisa começar a ser feito e implementado pelos líderes.

Muitas vezes nem mesmo os empresários e gestores sabem como dar o feedback e isso atrapalha todo o processo. A ferramenta precisa seguir um método de execução que os líderes precisam aprender primeiro, para depois passar aos colaboradores e equipe. Por isso, o feedback precisa ser constante.

O ideal é que a cultura do feedback entre em ação a cada conquista realizada ou a cada erro cometido. De uma forma geral, as ações podem ser comentadas, mostrando uma visão sobre o desempenho e trabalho daquele colaborador. Dessa forma tudo flui de forma mais orgânica, sem a necessidade de uma reunião, ou tensão para esperar uma avaliação geral.

Vale ressaltar mais uma vez, a importância de saber se comunicar durante o feedback. A mensagem pode ser passada de forma descontraída, como se fosse uma conversa informal. Não precisa ser dentro de uma sala especial, ou um ambiente reservado. Tudo pode acontecer de forma leve e o mais natural possível.

Mas é importante formalizar o que está sendo dito. Depois da conversa, é importante deixar registrado de alguma forma, os assuntos abordados e o que foi discutido. Isso pode acontecer tanto por e-mail, em uma planilha, ou onde for mais fácil. Contudo, é importante ter esse registro para garantir um histórico do colaborador e analisar o que pode melhorar ainda mais.

Como implantar a cultura do feedback dentro da empresa?

Ao tomar a decisão de implementar essa metodologia para crescimento, a empresa precisa se adequar a uma nova rotina. A prática pode ser desenvolvida pensando no longo prazo de adaptação, mas é possível já ver resultados de maneira imediata.

Vale ressaltar que nem sempre essa prática agrada a todas de início e muitas vezes alguns colaboradoras acabam sendo resistentes. Isso é algo absolutamente normal e por isso, a implantação do sistema deve acontecer por etapas. Veja como a cultura do feedback pode começar a ser utilizada de formas simples.

1.     Crie um ambiente seguro e confortável

Para que os colaboradores se abram e aceitem as recomendações se críticas que a cultura do feedback promove, é importante criar um ambiente adequado. Os profissionais precisam se sentir confortáveis e seguros dentro do ambiente, para entender que essa nova prática é algo para ser positivo, para o autodesenvolvimento e o crescimento da empresa.

Sendo assim, o gestor precisa conhecer a equipe com quem trabalha para saber como eliminar as falhas e elevar os pontos fortes de cada um. Descobrir o que motiva cada um no dia a dia, é essencial para que a abordagem seja assertiva.

2.     As críticas devem ser construtivas e empáticas

Um pequeno treinamento pode ser feito para mostrar aos colaboradores, como as críticas devem ser entendidas. Portanto, mostrar de forma empática algum ponto de vista, ou uma sugestão de melhoria, deve se destacar como ponto positivo primeiro, antes de fazer qualquer tipo de crítica.

Todo colaborador assim como a equipe inteira, precisa se sentir valorizada e conseguir compreender que as dificuldades devem ser enxergadas como uma nova oportunidade. Um progresso para o seu desenvolvimento pessoal e para melhoria da empresa.

3.     Elogios também são importantes

Algumas pessoas acreditam que a cultura do feedback gira apenas em torno de críticas construtivas, mas não. Os elogios também são bem vindos e funcionam ainda mais para o andamento da empresa.

Funcionários gostam de saber que foram responsáveis por algum sucesso que a empresa teve. Por algo que foi conquistado. Sendo assim, exaltar as qualidades do trabalho e do colaborador antes de apenas fazer cobranças, é um ponto chave do método de feedback.

4.     Constância

Todas as conversas mesmo que informações, precisam acontecer constantemente. Quando as avaliações são constantes, o funcionário entende que a prática funciona e a motivação começa a aparecer com mais naturalidade e diariamente.

Para que as metas sejam alcançadas, o plano precisa ser definido e no feedback isso deve ser colocado em prática. Principalmente para que se torne uma rotina da empresa e não algo que acontece apenas de tempos em tempos.

5.     O gestor também recebe o feedback

Os colaboradores não apenas recebem o feedback como também dão a sua opinião sobre os pontos fortes e fracos da empresa, da gestão, etc. Para que a cultura do feedback funcione, ela precisa acontecer de ambos os lados.

Portanto, os gestores e líderes também precisam considerar o que o funcionário tem para dizer. E assim, também conseguir aprimorar e melhorar suas práticas. Tudo que for dito pode ser observado pelo como uma direção de aprimoramento também, é preciso sempre levar em consideração.

6.     Saber ouvir

Um dos maiores pontos positivos da cultura do feedback é o aprender a ouvir que o método ensina. Tanto os colaboradores quanto os gestores passam a ouvir o que está sendo dito, e entendem a crítica sem levar para o lado pessoal. Dessa forma fica mais fácil para que as mudanças sejam aplicadas.

Mas é importante se preparar para isso. Por isso que a ferramenta muitas vezes não consegue ser implementada de forma imediata. É preciso preparar o terreno, conhecer as pessoas que trabalham naquele ambiente, para saber como dizer o que precisa ser dito. Ao mesmo tempo que vai se treinando, o como ouvir.

É importante que a empresa também dê um motivo e explique o porquê isso está sendo implementado. Ao mostrar os motivos, fica mais fácil explicar o objetivo do novo hábito, que envolve a melhoria do desempenho da equipe no espaço profissional entre outras coisas.

7.     É preciso ser exemplo sempre

Não adianta de nada um gestor querer que as pessoas entendam e evoluam com a cultura do feedback, se ele não faz isso. Para algo novo seja implementado no trabalho, é preciso sempre ser o primeiro a dar os primeiros passos. Mostre como é possível fazer isso.

Os colaboradores conseguem ver um bom exemplo, sendo assim, comece perguntando e pedindo também um feedback dos funcionários e implemente melhorias já na gestão. Ao começar a notas as diferenças, os colaboradores vão se sentir mais motivados a fazer o mesmo.

A ideia principal, é que o líder seja o primeiro, o pioneiro em colocar em prática o que está sendo proposto. É dessa maneira que ele dá o exemplo. Mas é importante não mostrar fraquezas e vulnerabilidades. Quando os líderes agem assim, outros vão se sentir a vontade para fazer o mesmo.

8.     Direcione para o melhor caminho

Quando falamos em liderança e gestão dentro de uma empresa, a principal função é o direcionamento. Seja para uma tarefa, para elaboração de um plano, ou o que quer que seja. Com a cultura do feedback não é diferente.

É preciso avaliar como tudo está sendo feito, e assim, orientar a equipe para fazer o melhor. Mostrar o melhor caminho, a melhor oportunidade, apontando sempre a direção. É o gestor que deve incentivar as conversas, estimular o desenvolvimento e assim, conseguir transformar o feedback em resultados.

Conclusão

A cultura do feedback deve ser tornar uma ferramenta de uso constante. Com objetivo de orientar as ações e mostrar como se chega ao sucesso. Lembrando sempre que casa ser é individual e que cada um leva um tempo até se adaptar a uma nova rotina, um novo hábito.

No começo vai parecer muito difícil, mas é assim que toda a construção organização vai se tornando mais forte e crescendo em conjunto. Junto da equipe e dos colaboradores que assim, conseguem evoluir e se desenvolver pessoalmente e profissionalmente.

Cultura do Feedback: Como implementar dentro da empresa?

Saber como lidar com pessoas é a chave para o sucesso em qualquer âmbito profissional. Por isso, que a cultura do Feedback tem chegado para priorizar o diálogo dentro das empresas e assim, garantir motivação para a conquista de objetivos.

Essa é uma técnica operacional que não só ajuda a otimizar o desempenho dos profissionais, como também auxilia na evolução de cada um. O mercado tem se tornado um lugar cada vez mais competitivo e as empresas estão mais exigentes a cada dia que passa, e, portanto, saber como manter os colaboradores motivados a garantir resultados, é fundamental para o sucesso da empresa.

A nova cultura do feedback garante através de críticas construtivas, uma avaliação do desempenho de cada um. Mas sempre mostrando o caminho e como é possível melhorar. Para descobrir mais sobre essa vantajosa prática, continue lendo para entender melhor.

O que é a cultura do feedback?

De início o que se pode dizer sobre a cultura do feedback dentro das empresas, é que se trata de uma maneira de construir um ambiente de trabalho aberto ao diálogo. Esse hábito consegue trazer muitos benefícios para o colaborador e sua performance para a empresa. Tanto em entrega quando no próprio comportamento.

Além de criar um ambiente saudável dentro da empresa, os profissionais passam ater mais abertura para falar sobre o trabalho. Com isso, também transformam o ambiente em que trabalham para melhorar cada vez, se manterem motivados e entregar resultados melhores.

Sendo assim, quando se tem essa ferramenta dentro do ambiente corporativo dentro do ambiente profissional, é possível ver os benefícios em pouco tempo. A equipe fica mais unida e mais estruturada. E isso acaba se tornando uma maneira de fazer com que gestores encontrem as dificuldades da equipe durante a rotina.

Quais as vantagens de implantar a cultura do feedback na empresa?

Muitas vezes o líder, ou gestor da empresa não consegue ou não sabe como motivar e desenvolver a equipe. Mas incluir esse hábito dentro da empresa de forma inteligente, se torna extremamente eficiente e faz com que os colaboradores consigam se envolver mais com os resultados e as metas da empresa.

Os benefícios são inúmeros em ter a cultura do feedback dentro da empresa, principalmente quando falamos de forma prática. Acompanhe.

É possível montar uma equipe mais motivada

A cultura do feedback consegue melhorar a colaboração dos trabalhadores, principalmente entre si. Quando se aplica essa ferramenta no ambiente, colaboram e se sentem mais confiantes e seguros para apoiar e cooperar com o trabalho uns com os outros.

Com isso, dar ideias, opinar sobre os projetos dos outros e tirar dúvidas se torna algo totalmente natural e colaborativo. Mesmo em situações em que o trabalho já esteja sendo realizado.  Vale ressaltar que os líderes devem fazer parte dessa rede de apoio e colaboração.

Melhora a comunicação

Por se tratar de uma prática que envolve o saber se comunicar, ela é fundamental para impulsionar a motivação. Quando se aprende a falar abertamente, é mais fácil que desentendimentos, fofocas e ruídos sejam eliminados do ambiente de trabalho. Além disso, as pessoas vão se sentindo mais agregadas e menos excluídas. A cultura do feedback ajuda e eliminar diversos tipos de conflitos internos com isso.

Desenvolvimento dos funcionários

Dentro do ambiente corporativo, da empresa, é importante criar um ambiente em que os funcionários se sintam apoiados. Durante a avaliação do trabalho isso acaba acontecendo. Contudo, é importante que o feedback seja interpretado de forma positiva e que seja feita para empurrar o colaborador para frente.

Mesmo ao fazer uma crítica negativa, precisa ser feita com intenção de contribuir para que aquele funcionário melhora e se desenvolva. Apontar erros e falhas não faz parte da estratégia da cultura do feedback e por isso, é preciso muito cuidado.

Sempre que um funcionário progride e evolui, é benéfico para a empresa já que ele se torna mais eficiente. Por isso, é importante conhecer o profissional, um pouco da sua vida pessoal para entender como ele pode lidar com críticas e direcionamentos.

Todo o processo da cultura do feedback tende a ser de apoio e orientação. Além disso se tornar responsável pelo desenvolvimento da empresa, também ajuda no amadurecimento pessoal. O que só traz vantagens tanto profissional quando pessoalmente.

Por que o feedback ainda é um tabu em algumas empresas?

A ideia da cultura do feedback pode ir por água abaixo caso a comunicação não seja feita de forma adequada. Se faltar compreensão de uma das partes, se a equipe não compreender qual a importância desse novo hábito e para quê e como ele deve ser feito. Tudo isso precisa começar a ser feito e implementado pelos líderes.

Muitas vezes nem mesmo os empresários e gestores sabem como dar o feedback e isso atrapalha todo o processo. A ferramenta precisa seguir um método de execução que os líderes precisam aprender primeiro, para depois passar aos colaboradores e equipe. Por isso, o feedback precisa ser constante.

O ideal é que a cultura do feedback entre em ação a cada conquista realizada ou a cada erro cometido. De uma forma geral, as ações podem ser comentadas, mostrando uma visão sobre o desempenho e trabalho daquele colaborador. Dessa forma tudo flui de forma mais orgânica, sem a necessidade de uma reunião, ou tensão para esperar uma avaliação geral.

Vale ressaltar mais uma vez, a importância de saber se comunicar durante o feedback. A mensagem pode ser passada de forma descontraída, como se fosse uma conversa informal. Não precisa ser dentro de uma sala especial, ou um ambiente reservado. Tudo pode acontecer de forma leve e o mais natural possível.

Mas é importante formalizar o que está sendo dito. Depois da conversa, é importante deixar registrado de alguma forma, os assuntos abordados e o que foi discutido. Isso pode acontecer tanto por e-mail, em uma planilha, ou onde for mais fácil. Contudo, é importante ter esse registro para garantir um histórico do colaborador e analisar o que pode melhorar ainda mais.

Como implantar a cultura do feedback dentro da empresa?

Ao tomar a decisão de implementar essa metodologia para crescimento, a empresa precisa se adequar a uma nova rotina. A prática pode ser desenvolvida pensando no longo prazo de adaptação, mas é possível já ver resultados de maneira imediata.

Vale ressaltar que nem sempre essa prática agrada a todas de início e muitas vezes alguns colaboradoras acabam sendo resistentes. Isso é algo absolutamente normal e por isso, a implantação do sistema deve acontecer por etapas. Veja como a cultura do feedback pode começar a ser utilizada de formas simples.

1.     Crie um ambiente seguro e confortável

Para que os colaboradores se abram e aceitem as recomendações se críticas que a cultura do feedback promove, é importante criar um ambiente adequado. Os profissionais precisam se sentir confortáveis e seguros dentro do ambiente, para entender que essa nova prática é algo para ser positivo, para o autodesenvolvimento e o crescimento da empresa.

Sendo assim, o gestor precisa conhecer a equipe com quem trabalha para saber como eliminar as falhas e elevar os pontos fortes de cada um. Descobrir o que motiva cada um no dia a dia, é essencial para que a abordagem seja assertiva.

2.     As críticas devem ser construtivas e empáticas

Um pequeno treinamento pode ser feito para mostrar aos colaboradores, como as críticas devem ser entendidas. Portanto, mostrar de forma empática algum ponto de vista, ou uma sugestão de melhoria, deve se destacar como ponto positivo primeiro, antes de fazer qualquer tipo de crítica.

Todo colaborador assim como a equipe inteira, precisa se sentir valorizada e conseguir compreender que as dificuldades devem ser enxergadas como uma nova oportunidade. Um progresso para o seu desenvolvimento pessoal e para melhoria da empresa.

3.     Elogios também são importantes

Algumas pessoas acreditam que a cultura do feedback gira apenas em torno de críticas construtivas, mas não. Os elogios também são bem vindos e funcionam ainda mais para o andamento da empresa.

Funcionários gostam de saber que foram responsáveis por algum sucesso que a empresa teve. Por algo que foi conquistado. Sendo assim, exaltar as qualidades do trabalho e do colaborador antes de apenas fazer cobranças, é um ponto chave do método de feedback.

4.     Constância

Todas as conversas mesmo que informações, precisam acontecer constantemente. Quando as avaliações são constantes, o funcionário entende que a prática funciona e a motivação começa a aparecer com mais naturalidade e diariamente.

Para que as metas sejam alcançadas, o plano precisa ser definido e no feedback isso deve ser colocado em prática. Principalmente para que se torne uma rotina da empresa e não algo que acontece apenas de tempos em tempos.

5.     O gestor também recebe o feedback

Os colaboradores não apenas recebem o feedback como também dão a sua opinião sobre os pontos fortes e fracos da empresa, da gestão, etc. Para que a cultura do feedback funcione, ela precisa acontecer de ambos os lados.

Portanto, os gestores e líderes também precisam considerar o que o funcionário tem para dizer. E assim, também conseguir aprimorar e melhorar suas práticas. Tudo que for dito pode ser observado pelo como uma direção de aprimoramento também, é preciso sempre levar em consideração.

6.     Saber ouvir

Um dos maiores pontos positivos da cultura do feedback é o aprender a ouvir que o método ensina. Tanto os colaboradores quanto os gestores passam a ouvir o que está sendo dito, e entendem a crítica sem levar para o lado pessoal. Dessa forma fica mais fácil para que as mudanças sejam aplicadas.

Mas é importante se preparar para isso. Por isso que a ferramenta muitas vezes não consegue ser implementada de forma imediata. É preciso preparar o terreno, conhecer as pessoas que trabalham naquele ambiente, para saber como dizer o que precisa ser dito. Ao mesmo tempo que vai se treinando, o como ouvir.

É importante que a empresa também dê um motivo e explique o porquê isso está sendo implementado. Ao mostrar os motivos, fica mais fácil explicar o objetivo do novo hábito, que envolve a melhoria do desempenho da equipe no espaço profissional entre outras coisas.

7.     É preciso ser exemplo sempre

Não adianta de nada um gestor querer que as pessoas entendam e evoluam com a cultura do feedback, se ele não faz isso. Para algo novo seja implementado no trabalho, é preciso sempre ser o primeiro a dar os primeiros passos. Mostre como é possível fazer isso.

Os colaboradores conseguem ver um bom exemplo, sendo assim, comece perguntando e pedindo também um feedback dos funcionários e implemente melhorias já na gestão. Ao começar a notas as diferenças, os colaboradores vão se sentir mais motivados a fazer o mesmo.

A ideia principal, é que o líder seja o primeiro, o pioneiro em colocar em prática o que está sendo proposto. É dessa maneira que ele dá o exemplo. Mas é importante não mostrar fraquezas e vulnerabilidades. Quando os líderes agem assim, outros vão se sentir a vontade para fazer o mesmo.

8.     Direcione para o melhor caminho

Quando falamos em liderança e gestão dentro de uma empresa, a principal função é o direcionamento. Seja para uma tarefa, para elaboração de um plano, ou o que quer que seja. Com a cultura do feedback não é diferente.

É preciso avaliar como tudo está sendo feito, e assim, orientar a equipe para fazer o melhor. Mostrar o melhor caminho, a melhor oportunidade, apontando sempre a direção. É o gestor que deve incentivar as conversas, estimular o desenvolvimento e assim, conseguir transformar o feedback em resultados.

Conclusão

A cultura do feedback deve ser tornar uma ferramenta de uso constante. Com objetivo de orientar as ações e mostrar como se chega ao sucesso. Lembrando sempre que casa ser é individual e que cada um leva um tempo até se adaptar a uma nova rotina, um novo hábito.

No começo vai parecer muito difícil, mas é assim que toda a construção organização vai se tornando mais forte e crescendo em conjunto. Junto da equipe e dos colaboradores que assim, conseguem evoluir e se desenvolver pessoalmente e profissionalmente.

Cultura do Feedback: Como implementar dentro da empresa?

Saber como lidar com pessoas é a chave para o sucesso em qualquer âmbito profissional. Por isso, que a cultura do Feedback tem chegado para priorizar o diálogo dentro das empresas e assim, garantir motivação para a conquista de objetivos.

Essa é uma técnica operacional que não só ajuda a otimizar o desempenho dos profissionais, como também auxilia na evolução de cada um. O mercado tem se tornado um lugar cada vez mais competitivo e as empresas estão mais exigentes a cada dia que passa, e, portanto, saber como manter os colaboradores motivados a garantir resultados, é fundamental para o sucesso da empresa.

A nova cultura do feedback garante através de críticas construtivas, uma avaliação do desempenho de cada um. Mas sempre mostrando o caminho e como é possível melhorar. Para descobrir mais sobre essa vantajosa prática, continue lendo para entender melhor.

O que é a cultura do feedback?

De início o que se pode dizer sobre a cultura do feedback dentro das empresas, é que se trata de uma maneira de construir um ambiente de trabalho aberto ao diálogo. Esse hábito consegue trazer muitos benefícios para o colaborador e sua performance para a empresa. Tanto em entrega quando no próprio comportamento.

Além de criar um ambiente saudável dentro da empresa, os profissionais passam ater mais abertura para falar sobre o trabalho. Com isso, também transformam o ambiente em que trabalham para melhorar cada vez, se manterem motivados e entregar resultados melhores.

Sendo assim, quando se tem essa ferramenta dentro do ambiente corporativo dentro do ambiente profissional, é possível ver os benefícios em pouco tempo. A equipe fica mais unida e mais estruturada. E isso acaba se tornando uma maneira de fazer com que gestores encontrem as dificuldades da equipe durante a rotina.

Quais as vantagens de implantar a cultura do feedback na empresa?

Muitas vezes o líder, ou gestor da empresa não consegue ou não sabe como motivar e desenvolver a equipe. Mas incluir esse hábito dentro da empresa de forma inteligente, se torna extremamente eficiente e faz com que os colaboradores consigam se envolver mais com os resultados e as metas da empresa.

Os benefícios são inúmeros em ter a cultura do feedback dentro da empresa, principalmente quando falamos de forma prática. Acompanhe.

É possível montar uma equipe mais motivada

A cultura do feedback consegue melhorar a colaboração dos trabalhadores, principalmente entre si. Quando se aplica essa ferramenta no ambiente, colaboram e se sentem mais confiantes e seguros para apoiar e cooperar com o trabalho uns com os outros.

Com isso, dar ideias, opinar sobre os projetos dos outros e tirar dúvidas se torna algo totalmente natural e colaborativo. Mesmo em situações em que o trabalho já esteja sendo realizado.  Vale ressaltar que os líderes devem fazer parte dessa rede de apoio e colaboração.

Melhora a comunicação

Por se tratar de uma prática que envolve o saber se comunicar, ela é fundamental para impulsionar a motivação. Quando se aprende a falar abertamente, é mais fácil que desentendimentos, fofocas e ruídos sejam eliminados do ambiente de trabalho. Além disso, as pessoas vão se sentindo mais agregadas e menos excluídas. A cultura do feedback ajuda e eliminar diversos tipos de conflitos internos com isso.

Desenvolvimento dos funcionários

Dentro do ambiente corporativo, da empresa, é importante criar um ambiente em que os funcionários se sintam apoiados. Durante a avaliação do trabalho isso acaba acontecendo. Contudo, é importante que o feedback seja interpretado de forma positiva e que seja feita para empurrar o colaborador para frente.

Mesmo ao fazer uma crítica negativa, precisa ser feita com intenção de contribuir para que aquele funcionário melhora e se desenvolva. Apontar erros e falhas não faz parte da estratégia da cultura do feedback e por isso, é preciso muito cuidado.

Sempre que um funcionário progride e evolui, é benéfico para a empresa já que ele se torna mais eficiente. Por isso, é importante conhecer o profissional, um pouco da sua vida pessoal para entender como ele pode lidar com críticas e direcionamentos.

Todo o processo da cultura do feedback tende a ser de apoio e orientação. Além disso se tornar responsável pelo desenvolvimento da empresa, também ajuda no amadurecimento pessoal. O que só traz vantagens tanto profissional quando pessoalmente.

Por que o feedback ainda é um tabu em algumas empresas?

A ideia da cultura do feedback pode ir por água abaixo caso a comunicação não seja feita de forma adequada. Se faltar compreensão de uma das partes, se a equipe não compreender qual a importância desse novo hábito e para quê e como ele deve ser feito. Tudo isso precisa começar a ser feito e implementado pelos líderes.

Muitas vezes nem mesmo os empresários e gestores sabem como dar o feedback e isso atrapalha todo o processo. A ferramenta precisa seguir um método de execução que os líderes precisam aprender primeiro, para depois passar aos colaboradores e equipe. Por isso, o feedback precisa ser constante.

O ideal é que a cultura do feedback entre em ação a cada conquista realizada ou a cada erro cometido. De uma forma geral, as ações podem ser comentadas, mostrando uma visão sobre o desempenho e trabalho daquele colaborador. Dessa forma tudo flui de forma mais orgânica, sem a necessidade de uma reunião, ou tensão para esperar uma avaliação geral.

Vale ressaltar mais uma vez, a importância de saber se comunicar durante o feedback. A mensagem pode ser passada de forma descontraída, como se fosse uma conversa informal. Não precisa ser dentro de uma sala especial, ou um ambiente reservado. Tudo pode acontecer de forma leve e o mais natural possível.

Mas é importante formalizar o que está sendo dito. Depois da conversa, é importante deixar registrado de alguma forma, os assuntos abordados e o que foi discutido. Isso pode acontecer tanto por e-mail, em uma planilha, ou onde for mais fácil. Contudo, é importante ter esse registro para garantir um histórico do colaborador e analisar o que pode melhorar ainda mais.

Como implantar a cultura do feedback dentro da empresa?

Ao tomar a decisão de implementar essa metodologia para crescimento, a empresa precisa se adequar a uma nova rotina. A prática pode ser desenvolvida pensando no longo prazo de adaptação, mas é possível já ver resultados de maneira imediata.

Vale ressaltar que nem sempre essa prática agrada a todas de início e muitas vezes alguns colaboradoras acabam sendo resistentes. Isso é algo absolutamente normal e por isso, a implantação do sistema deve acontecer por etapas. Veja como a cultura do feedback pode começar a ser utilizada de formas simples.

1.     Crie um ambiente seguro e confortável

Para que os colaboradores se abram e aceitem as recomendações se críticas que a cultura do feedback promove, é importante criar um ambiente adequado. Os profissionais precisam se sentir confortáveis e seguros dentro do ambiente, para entender que essa nova prática é algo para ser positivo, para o autodesenvolvimento e o crescimento da empresa.

Sendo assim, o gestor precisa conhecer a equipe com quem trabalha para saber como eliminar as falhas e elevar os pontos fortes de cada um. Descobrir o que motiva cada um no dia a dia, é essencial para que a abordagem seja assertiva.

2.     As críticas devem ser construtivas e empáticas

Um pequeno treinamento pode ser feito para mostrar aos colaboradores, como as críticas devem ser entendidas. Portanto, mostrar de forma empática algum ponto de vista, ou uma sugestão de melhoria, deve se destacar como ponto positivo primeiro, antes de fazer qualquer tipo de crítica.

Todo colaborador assim como a equipe inteira, precisa se sentir valorizada e conseguir compreender que as dificuldades devem ser enxergadas como uma nova oportunidade. Um progresso para o seu desenvolvimento pessoal e para melhoria da empresa.

3.     Elogios também são importantes

Algumas pessoas acreditam que a cultura do feedback gira apenas em torno de críticas construtivas, mas não. Os elogios também são bem vindos e funcionam ainda mais para o andamento da empresa.

Funcionários gostam de saber que foram responsáveis por algum sucesso que a empresa teve. Por algo que foi conquistado. Sendo assim, exaltar as qualidades do trabalho e do colaborador antes de apenas fazer cobranças, é um ponto chave do método de feedback.

4.     Constância

Todas as conversas mesmo que informações, precisam acontecer constantemente. Quando as avaliações são constantes, o funcionário entende que a prática funciona e a motivação começa a aparecer com mais naturalidade e diariamente.

Para que as metas sejam alcançadas, o plano precisa ser definido e no feedback isso deve ser colocado em prática. Principalmente para que se torne uma rotina da empresa e não algo que acontece apenas de tempos em tempos.

5.     O gestor também recebe o feedback

Os colaboradores não apenas recebem o feedback como também dão a sua opinião sobre os pontos fortes e fracos da empresa, da gestão, etc. Para que a cultura do feedback funcione, ela precisa acontecer de ambos os lados.

Portanto, os gestores e líderes também precisam considerar o que o funcionário tem para dizer. E assim, também conseguir aprimorar e melhorar suas práticas. Tudo que for dito pode ser observado pelo como uma direção de aprimoramento também, é preciso sempre levar em consideração.

6.     Saber ouvir

Um dos maiores pontos positivos da cultura do feedback é o aprender a ouvir que o método ensina. Tanto os colaboradores quanto os gestores passam a ouvir o que está sendo dito, e entendem a crítica sem levar para o lado pessoal. Dessa forma fica mais fácil para que as mudanças sejam aplicadas.

Mas é importante se preparar para isso. Por isso que a ferramenta muitas vezes não consegue ser implementada de forma imediata. É preciso preparar o terreno, conhecer as pessoas que trabalham naquele ambiente, para saber como dizer o que precisa ser dito. Ao mesmo tempo que vai se treinando, o como ouvir.

É importante que a empresa também dê um motivo e explique o porquê isso está sendo implementado. Ao mostrar os motivos, fica mais fácil explicar o objetivo do novo hábito, que envolve a melhoria do desempenho da equipe no espaço profissional entre outras coisas.

7.     É preciso ser exemplo sempre

Não adianta de nada um gestor querer que as pessoas entendam e evoluam com a cultura do feedback, se ele não faz isso. Para algo novo seja implementado no trabalho, é preciso sempre ser o primeiro a dar os primeiros passos. Mostre como é possível fazer isso.

Os colaboradores conseguem ver um bom exemplo, sendo assim, comece perguntando e pedindo também um feedback dos funcionários e implemente melhorias já na gestão. Ao começar a notas as diferenças, os colaboradores vão se sentir mais motivados a fazer o mesmo.

A ideia principal, é que o líder seja o primeiro, o pioneiro em colocar em prática o que está sendo proposto. É dessa maneira que ele dá o exemplo. Mas é importante não mostrar fraquezas e vulnerabilidades. Quando os líderes agem assim, outros vão se sentir a vontade para fazer o mesmo.

8.     Direcione para o melhor caminho

Quando falamos em liderança e gestão dentro de uma empresa, a principal função é o direcionamento. Seja para uma tarefa, para elaboração de um plano, ou o que quer que seja. Com a cultura do feedback não é diferente.

É preciso avaliar como tudo está sendo feito, e assim, orientar a equipe para fazer o melhor. Mostrar o melhor caminho, a melhor oportunidade, apontando sempre a direção. É o gestor que deve incentivar as conversas, estimular o desenvolvimento e assim, conseguir transformar o feedback em resultados.

Conclusão

A cultura do feedback deve ser tornar uma ferramenta de uso constante. Com objetivo de orientar as ações e mostrar como se chega ao sucesso. Lembrando sempre que casa ser é individual e que cada um leva um tempo até se adaptar a uma nova rotina, um novo hábito.

No começo vai parecer muito difícil, mas é assim que toda a construção organização vai se tornando mais forte e crescendo em conjunto. Junto da equipe e dos colaboradores que assim, conseguem evoluir e se desenvolver pessoalmente e profissionalmente.

Cultura do Feedback: Como implementar dentro da empresa?

Saber como lidar com pessoas é a chave para o sucesso em qualquer âmbito profissional. Por isso, que a cultura do Feedback tem chegado para priorizar o diálogo dentro das empresas e assim, garantir motivação para a conquista de objetivos.

Essa é uma técnica operacional que não só ajuda a otimizar o desempenho dos profissionais, como também auxilia na evolução de cada um. O mercado tem se tornado um lugar cada vez mais competitivo e as empresas estão mais exigentes a cada dia que passa, e, portanto, saber como manter os colaboradores motivados a garantir resultados, é fundamental para o sucesso da empresa.

A nova cultura do feedback garante através de críticas construtivas, uma avaliação do desempenho de cada um. Mas sempre mostrando o caminho e como é possível melhorar. Para descobrir mais sobre essa vantajosa prática, continue lendo para entender melhor.

O que é a cultura do feedback?

De início o que se pode dizer sobre a cultura do feedback dentro das empresas, é que se trata de uma maneira de construir um ambiente de trabalho aberto ao diálogo. Esse hábito consegue trazer muitos benefícios para o colaborador e sua performance para a empresa. Tanto em entrega quando no próprio comportamento.

Além de criar um ambiente saudável dentro da empresa, os profissionais passam ater mais abertura para falar sobre o trabalho. Com isso, também transformam o ambiente em que trabalham para melhorar cada vez, se manterem motivados e entregar resultados melhores.

Sendo assim, quando se tem essa ferramenta dentro do ambiente corporativo dentro do ambiente profissional, é possível ver os benefícios em pouco tempo. A equipe fica mais unida e mais estruturada. E isso acaba se tornando uma maneira de fazer com que gestores encontrem as dificuldades da equipe durante a rotina.

Quais as vantagens de implantar a cultura do feedback na empresa?

Muitas vezes o líder, ou gestor da empresa não consegue ou não sabe como motivar e desenvolver a equipe. Mas incluir esse hábito dentro da empresa de forma inteligente, se torna extremamente eficiente e faz com que os colaboradores consigam se envolver mais com os resultados e as metas da empresa.

Os benefícios são inúmeros em ter a cultura do feedback dentro da empresa, principalmente quando falamos de forma prática. Acompanhe.

É possível montar uma equipe mais motivada

A cultura do feedback consegue melhorar a colaboração dos trabalhadores, principalmente entre si. Quando se aplica essa ferramenta no ambiente, colaboram e se sentem mais confiantes e seguros para apoiar e cooperar com o trabalho uns com os outros.

Com isso, dar ideias, opinar sobre os projetos dos outros e tirar dúvidas se torna algo totalmente natural e colaborativo. Mesmo em situações em que o trabalho já esteja sendo realizado.  Vale ressaltar que os líderes devem fazer parte dessa rede de apoio e colaboração.

Melhora a comunicação

Por se tratar de uma prática que envolve o saber se comunicar, ela é fundamental para impulsionar a motivação. Quando se aprende a falar abertamente, é mais fácil que desentendimentos, fofocas e ruídos sejam eliminados do ambiente de trabalho. Além disso, as pessoas vão se sentindo mais agregadas e menos excluídas. A cultura do feedback ajuda e eliminar diversos tipos de conflitos internos com isso.

Desenvolvimento dos funcionários

Dentro do ambiente corporativo, da empresa, é importante criar um ambiente em que os funcionários se sintam apoiados. Durante a avaliação do trabalho isso acaba acontecendo. Contudo, é importante que o feedback seja interpretado de forma positiva e que seja feita para empurrar o colaborador para frente.

Mesmo ao fazer uma crítica negativa, precisa ser feita com intenção de contribuir para que aquele funcionário melhora e se desenvolva. Apontar erros e falhas não faz parte da estratégia da cultura do feedback e por isso, é preciso muito cuidado.

Sempre que um funcionário progride e evolui, é benéfico para a empresa já que ele se torna mais eficiente. Por isso, é importante conhecer o profissional, um pouco da sua vida pessoal para entender como ele pode lidar com críticas e direcionamentos.

Todo o processo da cultura do feedback tende a ser de apoio e orientação. Além disso se tornar responsável pelo desenvolvimento da empresa, também ajuda no amadurecimento pessoal. O que só traz vantagens tanto profissional quando pessoalmente.

Por que o feedback ainda é um tabu em algumas empresas?

A ideia da cultura do feedback pode ir por água abaixo caso a comunicação não seja feita de forma adequada. Se faltar compreensão de uma das partes, se a equipe não compreender qual a importância desse novo hábito e para quê e como ele deve ser feito. Tudo isso precisa começar a ser feito e implementado pelos líderes.

Muitas vezes nem mesmo os empresários e gestores sabem como dar o feedback e isso atrapalha todo o processo. A ferramenta precisa seguir um método de execução que os líderes precisam aprender primeiro, para depois passar aos colaboradores e equipe. Por isso, o feedback precisa ser constante.

O ideal é que a cultura do feedback entre em ação a cada conquista realizada ou a cada erro cometido. De uma forma geral, as ações podem ser comentadas, mostrando uma visão sobre o desempenho e trabalho daquele colaborador. Dessa forma tudo flui de forma mais orgânica, sem a necessidade de uma reunião, ou tensão para esperar uma avaliação geral.

Vale ressaltar mais uma vez, a importância de saber se comunicar durante o feedback. A mensagem pode ser passada de forma descontraída, como se fosse uma conversa informal. Não precisa ser dentro de uma sala especial, ou um ambiente reservado. Tudo pode acontecer de forma leve e o mais natural possível.

Mas é importante formalizar o que está sendo dito. Depois da conversa, é importante deixar registrado de alguma forma, os assuntos abordados e o que foi discutido. Isso pode acontecer tanto por e-mail, em uma planilha, ou onde for mais fácil. Contudo, é importante ter esse registro para garantir um histórico do colaborador e analisar o que pode melhorar ainda mais.

Como implantar a cultura do feedback dentro da empresa?

Ao tomar a decisão de implementar essa metodologia para crescimento, a empresa precisa se adequar a uma nova rotina. A prática pode ser desenvolvida pensando no longo prazo de adaptação, mas é possível já ver resultados de maneira imediata.

Vale ressaltar que nem sempre essa prática agrada a todas de início e muitas vezes alguns colaboradoras acabam sendo resistentes. Isso é algo absolutamente normal e por isso, a implantação do sistema deve acontecer por etapas. Veja como a cultura do feedback pode começar a ser utilizada de formas simples.

1.     Crie um ambiente seguro e confortável

Para que os colaboradores se abram e aceitem as recomendações se críticas que a cultura do feedback promove, é importante criar um ambiente adequado. Os profissionais precisam se sentir confortáveis e seguros dentro do ambiente, para entender que essa nova prática é algo para ser positivo, para o autodesenvolvimento e o crescimento da empresa.

Sendo assim, o gestor precisa conhecer a equipe com quem trabalha para saber como eliminar as falhas e elevar os pontos fortes de cada um. Descobrir o que motiva cada um no dia a dia, é essencial para que a abordagem seja assertiva.

2.     As críticas devem ser construtivas e empáticas

Um pequeno treinamento pode ser feito para mostrar aos colaboradores, como as críticas devem ser entendidas. Portanto, mostrar de forma empática algum ponto de vista, ou uma sugestão de melhoria, deve se destacar como ponto positivo primeiro, antes de fazer qualquer tipo de crítica.

Todo colaborador assim como a equipe inteira, precisa se sentir valorizada e conseguir compreender que as dificuldades devem ser enxergadas como uma nova oportunidade. Um progresso para o seu desenvolvimento pessoal e para melhoria da empresa.

3.     Elogios também são importantes

Algumas pessoas acreditam que a cultura do feedback gira apenas em torno de críticas construtivas, mas não. Os elogios também são bem vindos e funcionam ainda mais para o andamento da empresa.

Funcionários gostam de saber que foram responsáveis por algum sucesso que a empresa teve. Por algo que foi conquistado. Sendo assim, exaltar as qualidades do trabalho e do colaborador antes de apenas fazer cobranças, é um ponto chave do método de feedback.

4.     Constância

Todas as conversas mesmo que informações, precisam acontecer constantemente. Quando as avaliações são constantes, o funcionário entende que a prática funciona e a motivação começa a aparecer com mais naturalidade e diariamente.

Para que as metas sejam alcançadas, o plano precisa ser definido e no feedback isso deve ser colocado em prática. Principalmente para que se torne uma rotina da empresa e não algo que acontece apenas de tempos em tempos.

5.     O gestor também recebe o feedback

Os colaboradores não apenas recebem o feedback como também dão a sua opinião sobre os pontos fortes e fracos da empresa, da gestão, etc. Para que a cultura do feedback funcione, ela precisa acontecer de ambos os lados.

Portanto, os gestores e líderes também precisam considerar o que o funcionário tem para dizer. E assim, também conseguir aprimorar e melhorar suas práticas. Tudo que for dito pode ser observado pelo como uma direção de aprimoramento também, é preciso sempre levar em consideração.

6.     Saber ouvir

Um dos maiores pontos positivos da cultura do feedback é o aprender a ouvir que o método ensina. Tanto os colaboradores quanto os gestores passam a ouvir o que está sendo dito, e entendem a crítica sem levar para o lado pessoal. Dessa forma fica mais fácil para que as mudanças sejam aplicadas.

Mas é importante se preparar para isso. Por isso que a ferramenta muitas vezes não consegue ser implementada de forma imediata. É preciso preparar o terreno, conhecer as pessoas que trabalham naquele ambiente, para saber como dizer o que precisa ser dito. Ao mesmo tempo que vai se treinando, o como ouvir.

É importante que a empresa também dê um motivo e explique o porquê isso está sendo implementado. Ao mostrar os motivos, fica mais fácil explicar o objetivo do novo hábito, que envolve a melhoria do desempenho da equipe no espaço profissional entre outras coisas.

7.     É preciso ser exemplo sempre

Não adianta de nada um gestor querer que as pessoas entendam e evoluam com a cultura do feedback, se ele não faz isso. Para algo novo seja implementado no trabalho, é preciso sempre ser o primeiro a dar os primeiros passos. Mostre como é possível fazer isso.

Os colaboradores conseguem ver um bom exemplo, sendo assim, comece perguntando e pedindo também um feedback dos funcionários e implemente melhorias já na gestão. Ao começar a notas as diferenças, os colaboradores vão se sentir mais motivados a fazer o mesmo.

A ideia principal, é que o líder seja o primeiro, o pioneiro em colocar em prática o que está sendo proposto. É dessa maneira que ele dá o exemplo. Mas é importante não mostrar fraquezas e vulnerabilidades. Quando os líderes agem assim, outros vão se sentir a vontade para fazer o mesmo.

8.     Direcione para o melhor caminho

Quando falamos em liderança e gestão dentro de uma empresa, a principal função é o direcionamento. Seja para uma tarefa, para elaboração de um plano, ou o que quer que seja. Com a cultura do feedback não é diferente.

É preciso avaliar como tudo está sendo feito, e assim, orientar a equipe para fazer o melhor. Mostrar o melhor caminho, a melhor oportunidade, apontando sempre a direção. É o gestor que deve incentivar as conversas, estimular o desenvolvimento e assim, conseguir transformar o feedback em resultados.

Conclusão

A cultura do feedback deve ser tornar uma ferramenta de uso constante. Com objetivo de orientar as ações e mostrar como se chega ao sucesso. Lembrando sempre que casa ser é individual e que cada um leva um tempo até se adaptar a uma nova rotina, um novo hábito.

No começo vai parecer muito difícil, mas é assim que toda a construção organização vai se tornando mais forte e crescendo em conjunto. Junto da equipe e dos colaboradores que assim, conseguem evoluir e se desenvolver pessoalmente e profissionalmente.

Saber como lidar com pessoas é a chave para o sucesso em qualquer âmbito profissional. Por isso, que a cultura do Feedback tem chegado para priorizar o diálogo dentro das empresas e assim, garantir motivação para a conquista de objetivos.

Essa é uma técnica operacional que não só ajuda a otimizar o desempenho dos profissionais, como também auxilia na evolução de cada um. O mercado tem se tornado um lugar cada vez mais competitivo e as empresas estão mais exigentes a cada dia que passa, e, portanto, saber como manter os colaboradores motivados a garantir resultados, é fundamental para o sucesso da empresa.

A nova cultura do feedback garante através de críticas construtivas, uma avaliação do desempenho de cada um. Mas sempre mostrando o caminho e como é possível melhorar. Para descobrir mais sobre essa vantajosa prática, continue lendo para entender melhor.

O que é a cultura do feedback?

De início o que se pode dizer sobre a cultura do feedback dentro das empresas, é que se trata de uma maneira de construir um ambiente de trabalho aberto ao diálogo. Esse hábito consegue trazer muitos benefícios para o colaborador e sua performance para a empresa. Tanto em entrega quando no próprio comportamento.

Além de criar um ambiente saudável dentro da empresa, os profissionais passam ater mais abertura para falar sobre o trabalho. Com isso, também transformam o ambiente em que trabalham para melhorar cada vez, se manterem motivados e entregar resultados melhores.

Sendo assim, quando se tem essa ferramenta dentro do ambiente corporativo dentro do ambiente profissional, é possível ver os benefícios em pouco tempo. A equipe fica mais unida e mais estruturada. E isso acaba se tornando uma maneira de fazer com que gestores encontrem as dificuldades da equipe durante a rotina.

Quais as vantagens de implantar a cultura do feedback na empresa?

Muitas vezes o líder, ou gestor da empresa não consegue ou não sabe como motivar e desenvolver a equipe. Mas incluir esse hábito dentro da empresa de forma inteligente, se torna extremamente eficiente e faz com que os colaboradores consigam se envolver mais com os resultados e as metas da empresa.

Os benefícios são inúmeros em ter a cultura do feedback dentro da empresa, principalmente quando falamos de forma prática. Acompanhe.

É possível montar uma equipe mais motivada

A cultura do feedback consegue melhorar a colaboração dos trabalhadores, principalmente entre si. Quando se aplica essa ferramenta no ambiente, colaboram e se sentem mais confiantes e seguros para apoiar e cooperar com o trabalho uns com os outros.

Com isso, dar ideias, opinar sobre os projetos dos outros e tirar dúvidas se torna algo totalmente natural e colaborativo. Mesmo em situações em que o trabalho já esteja sendo realizado.  Vale ressaltar que os líderes devem fazer parte dessa rede de apoio e colaboração.

Melhora a comunicação

Por se tratar de uma prática que envolve o saber se comunicar, ela é fundamental para impulsionar a motivação. Quando se aprende a falar abertamente, é mais fácil que desentendimentos, fofocas e ruídos sejam eliminados do ambiente de trabalho. Além disso, as pessoas vão se sentindo mais agregadas e menos excluídas. A cultura do feedback ajuda e eliminar diversos tipos de conflitos internos com isso.

Desenvolvimento dos funcionários

Dentro do ambiente corporativo, da empresa, é importante criar um ambiente em que os funcionários se sintam apoiados. Durante a avaliação do trabalho isso acaba acontecendo. Contudo, é importante que o feedback seja interpretado de forma positiva e que seja feita para empurrar o colaborador para frente.

Mesmo ao fazer uma crítica negativa, precisa ser feita com intenção de contribuir para que aquele funcionário melhora e se desenvolva. Apontar erros e falhas não faz parte da estratégia da cultura do feedback e por isso, é preciso muito cuidado.

Sempre que um funcionário progride e evolui, é benéfico para a empresa já que ele se torna mais eficiente. Por isso, é importante conhecer o profissional, um pouco da sua vida pessoal para entender como ele pode lidar com críticas e direcionamentos.

Todo o processo da cultura do feedback tende a ser de apoio e orientação. Além disso se tornar responsável pelo desenvolvimento da empresa, também ajuda no amadurecimento pessoal. O que só traz vantagens tanto profissional quando pessoalmente.

Por que o feedback ainda é um tabu em algumas empresas?

A ideia da cultura do feedback pode ir por água abaixo caso a comunicação não seja feita de forma adequada. Se faltar compreensão de uma das partes, se a equipe não compreender qual a importância desse novo hábito e para quê e como ele deve ser feito. Tudo isso precisa começar a ser feito e implementado pelos líderes.

Muitas vezes nem mesmo os empresários e gestores sabem como dar o feedback e isso atrapalha todo o processo. A ferramenta precisa seguir um método de execução que os líderes precisam aprender primeiro, para depois passar aos colaboradores e equipe. Por isso, o feedback precisa ser constante.

O ideal é que a cultura do feedback entre em ação a cada conquista realizada ou a cada erro cometido. De uma forma geral, as ações podem ser comentadas, mostrando uma visão sobre o desempenho e trabalho daquele colaborador. Dessa forma tudo flui de forma mais orgânica, sem a necessidade de uma reunião, ou tensão para esperar uma avaliação geral.

Vale ressaltar mais uma vez, a importância de saber se comunicar durante o feedback. A mensagem pode ser passada de forma descontraída, como se fosse uma conversa informal. Não precisa ser dentro de uma sala especial, ou um ambiente reservado. Tudo pode acontecer de forma leve e o mais natural possível.

Mas é importante formalizar o que está sendo dito. Depois da conversa, é importante deixar registrado de alguma forma, os assuntos abordados e o que foi discutido. Isso pode acontecer tanto por e-mail, em uma planilha, ou onde for mais fácil. Contudo, é importante ter esse registro para garantir um histórico do colaborador e analisar o que pode melhorar ainda mais.

Como implantar a cultura do feedback dentro da empresa?

Ao tomar a decisão de implementar essa metodologia para crescimento, a empresa precisa se adequar a uma nova rotina. A prática pode ser desenvolvida pensando no longo prazo de adaptação, mas é possível já ver resultados de maneira imediata.

Vale ressaltar que nem sempre essa prática agrada a todas de início e muitas vezes alguns colaboradoras acabam sendo resistentes. Isso é algo absolutamente normal e por isso, a implantação do sistema deve acontecer por etapas. Veja como a cultura do feedback pode começar a ser utilizada de formas simples.

1.     Crie um ambiente seguro e confortável

Para que os colaboradores se abram e aceitem as recomendações se críticas que a cultura do feedback promove, é importante criar um ambiente adequado. Os profissionais precisam se sentir confortáveis e seguros dentro do ambiente, para entender que essa nova prática é algo para ser positivo, para o autodesenvolvimento e o crescimento da empresa.

Sendo assim, o gestor precisa conhecer a equipe com quem trabalha para saber como eliminar as falhas e elevar os pontos fortes de cada um. Descobrir o que motiva cada um no dia a dia, é essencial para que a abordagem seja assertiva.

2.     As críticas devem ser construtivas e empáticas

Um pequeno treinamento pode ser feito para mostrar aos colaboradores, como as críticas devem ser entendidas. Portanto, mostrar de forma empática algum ponto de vista, ou uma sugestão de melhoria, deve se destacar como ponto positivo primeiro, antes de fazer qualquer tipo de crítica.

Todo colaborador assim como a equipe inteira, precisa se sentir valorizada e conseguir compreender que as dificuldades devem ser enxergadas como uma nova oportunidade. Um progresso para o seu desenvolvimento pessoal e para melhoria da empresa.

3.     Elogios também são importantes

Algumas pessoas acreditam que a cultura do feedback gira apenas em torno de críticas construtivas, mas não. Os elogios também são bem vindos e funcionam ainda mais para o andamento da empresa.

Funcionários gostam de saber que foram responsáveis por algum sucesso que a empresa teve. Por algo que foi conquistado. Sendo assim, exaltar as qualidades do trabalho e do colaborador antes de apenas fazer cobranças, é um ponto chave do método de feedback.

4.     Constância

Todas as conversas mesmo que informações, precisam acontecer constantemente. Quando as avaliações são constantes, o funcionário entende que a prática funciona e a motivação começa a aparecer com mais naturalidade e diariamente.

Para que as metas sejam alcançadas, o plano precisa ser definido e no feedback isso deve ser colocado em prática. Principalmente para que se torne uma rotina da empresa e não algo que acontece apenas de tempos em tempos.

5.     O gestor também recebe o feedback

Os colaboradores não apenas recebem o feedback como também dão a sua opinião sobre os pontos fortes e fracos da empresa, da gestão, etc. Para que a cultura do feedback funcione, ela precisa acontecer de ambos os lados.

Portanto, os gestores e líderes também precisam considerar o que o funcionário tem para dizer. E assim, também conseguir aprimorar e melhorar suas práticas. Tudo que for dito pode ser observado pelo como uma direção de aprimoramento também, é preciso sempre levar em consideração.

6.     Saber ouvir

Um dos maiores pontos positivos da cultura do feedback é o aprender a ouvir que o método ensina. Tanto os colaboradores quanto os gestores passam a ouvir o que está sendo dito, e entendem a crítica sem levar para o lado pessoal. Dessa forma fica mais fácil para que as mudanças sejam aplicadas.

Mas é importante se preparar para isso. Por isso que a ferramenta muitas vezes não consegue ser implementada de forma imediata. É preciso preparar o terreno, conhecer as pessoas que trabalham naquele ambiente, para saber como dizer o que precisa ser dito. Ao mesmo tempo que vai se treinando, o como ouvir.

É importante que a empresa também dê um motivo e explique o porquê isso está sendo implementado. Ao mostrar os motivos, fica mais fácil explicar o objetivo do novo hábito, que envolve a melhoria do desempenho da equipe no espaço profissional entre outras coisas.

7.     É preciso ser exemplo sempre

Não adianta de nada um gestor querer que as pessoas entendam e evoluam com a cultura do feedback, se ele não faz isso. Para algo novo seja implementado no trabalho, é preciso sempre ser o primeiro a dar os primeiros passos. Mostre como é possível fazer isso.

Os colaboradores conseguem ver um bom exemplo, sendo assim, comece perguntando e pedindo também um feedback dos funcionários e implemente melhorias já na gestão. Ao começar a notas as diferenças, os colaboradores vão se sentir mais motivados a fazer o mesmo.

A ideia principal, é que o líder seja o primeiro, o pioneiro em colocar em prática o que está sendo proposto. É dessa maneira que ele dá o exemplo. Mas é importante não mostrar fraquezas e vulnerabilidades. Quando os líderes agem assim, outros vão se sentir a vontade para fazer o mesmo.

8.     Direcione para o melhor caminho

Quando falamos em liderança e gestão dentro de uma empresa, a principal função é o direcionamento. Seja para uma tarefa, para elaboração de um plano, ou o que quer que seja. Com a cultura do feedback não é diferente.

É preciso avaliar como tudo está sendo feito, e assim, orientar a equipe para fazer o melhor. Mostrar o melhor caminho, a melhor oportunidade, apontando sempre a direção. É o gestor que deve incentivar as conversas, estimular o desenvolvimento e assim, conseguir transformar o feedback em resultados.

Conclusão

A cultura do feedback deve ser tornar uma ferramenta de uso constante. Com objetivo de orientar as ações e mostrar como se chega ao sucesso. Lembrando sempre que casa ser é individual e que cada um leva um tempo até se adaptar a uma nova rotina, um novo hábito.

No começo vai parecer muito difícil, mas é assim que toda a construção organização vai se tornando mais forte e crescendo em conjunto. Junto da equipe e dos colaboradores que assim, conseguem evoluir e se desenvolver pessoalmente e profissionalmente.

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